segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Missao Quase Impossivel

Nessa ultima semana estivemos a procura de uma escola proximo de minha casa, aqui em Coimbatore. Procuro uma escola, proximo a minha casa, pois minha filha estuda muito longe daqui, viaja duas horas por dia para ir e mais duas pra voltar.
Fizemos uma relacao de escolas Internacionais, proximo de casa, e fomos a luta, a essa altura eu digo: Nunca acredite num site. A gente sempre e muito bem recebida. Se fala sobre o ensino, sobre a vida da crianca dentro da escola, sobre como vai se chegar la, quase todas as escolas Internacionais aqui em Coimbatore, sao internatos.muitas voce so vai ver sua filha uma vez por mes la na escola, numa visita de domingo. Para mim isso parece presidio. Outras voce pode receber sua filha em casa nos fins de semana. Isso, pra mim, ja e melhorzinho.
Mas eu quero mesmo e ter minha pequena todos os dias comigo. Nos saimos do Brasil, ela deixou tudo pra tras, amigos, irmaos, tios, avos, viemos eu ela e meu esposo. Nos viemos com a ideia, de que seria muito bom para ela aprender o ingles, e a cultura Indiana, o ensino e baseado na cultura inglesa, e a segunda lingua pode ser o frances,muito bom. E sim no papel e muito bom, quando se chega na escola......as surpresas estao por vir. Estamos acostumados a entrar numa escola e ver tudo arrumadinho, limpo, cada coisa no seu lugar. Aqui e muito diferente, em uma ou duas pude ver uma secretaria, nas outras uma sala com muita gente, parece que so conversando, voce explica o que quer, ai vem a diretora, voce explica de novo, ela te fala tudo o que a escola oferece, friza bem o quanto temos que pagar, e as regras da escola. A gente ate compra a ideia de que e muito bom. Ai vamos visitar a escola, das seis que eu visitei, sem excessao, todas salas muito antigas e sujas, nada parecido com os sites. Mas pior mesmo e quando se pede para ver os banheiros e refeitorios.................. Jesus!!!!! como pode alguem em sa consiencia deixar a filha dormir num lugar assim? Algumas tem instalacoes razoaveis, mas nos banheiros o cheiro e horrivel, mal da pra respirar, estive em uma que nem tinha telhado somente casinhas com a bacia..... turca.......( aquelas no chao, muito usadas aqui ainda,...talves seja as melhores mesmo, a gente nao escosta em nada..) os refeitorios sao pequenos e escuros, e o cheiro tambem nao e bom nao, eu nem preciso comentar que resto de comida em todo canto, ate nos bebedores, que ............afff sem comentarios. Incrivel como podemos imagimar uma coisa vendo uma foto ou um site e na hora ser tao diferente, 100% diferente, a foto so mostra o que tem de bom na escola mesmo o cartao de visita. Quer saber a maior, no livro da minha filha (aqui da India mesmo) o que ele leva pra escola todos os dias, esta escrito que nas escolas publicas, as pro pessoal de baixa renda, nao existem banheiros (????????????????????) como assim, nao existe banheiros? E se precisar, tem que fazer abaixadinho ali no canto.
Fiquei sabendo que muitos pais do Japao escolhem escolas Indianas para colocarem seus filhos, eles dizem que aqui se aprende ate 99x99 .......... puxa que legal, sera que isso e mais importante que... nocoes basicas de higiene ....por exemplo............... De que adianta as pessoas saberem multiplicar de cabeca sem uso de calculadoras.......quando nao conseguem manter onde moram limpo (?) Minha missao impossivel terminou...com a conclusao que minha filha fica onde esta ate eu ir embora daqui, a escola e nova, e deve ficar limpa por mais uns dois anos pelo menos. La tem banheiro comuns, chuveiros limpos, refeitorio grande ventilado e limpo. Quanto ao ensino, e igual ao do Brasil, mas a professora nao da muita liberdade nas aulas de arte nao, as vezes modifica o trabalho todo, porque nao gostou do geito que ficou (????) mas isso a gente supera, ela ja esta acostumada , tambem com todo mundo mexendo nas coisas dela, como indiano gosta de mexer em tudo que e diferente. Nao sao so os extrangeiros que parecer ETs, seus pertences tambem .....rsrsrsrsrs.............. Outro dia eu estava lendo uma reportagem na internet sobre o ensino na India, e um professor indiano que da aula numa universidade nos Estados Unidos disse assim: Se a India e modelo de educacao pra alguem, nao e pra ela mesmo. Eu concordo com isso

Nenhum comentário: