quarta-feira, 8 de abril de 2009

Procissao

Hoje quando voltava pra casa da minha aula tive uma surpresa. A rua estava interditada, demos a volta e a outra entrada estava fechada tambem.andamos por alguns minutos e nao havia passagem pra minha casa.
Estava acontecendo um tipo de procisao, estava no comeco a avenida entao pedi ao meu motorista que me deixasse, eu seguiria a pe para casa. ele nao permitiu e veio me seguindo por alguns metros ate que voltou e pegou o carro.
Achei muito interessante, havia muitas.....muitas pessoas mesmo na rua, centenas delas. A frente dessas pessoas havia uma turma "lavando" a rua, derrubavam agua por todos os lados com potes de barro ou mangueiras. Logo atras mulheres, todas de sarees vermelho e amarelo, carregavam em suas maos ou cabecas um pote de ceramica com carvao em brasa, as vezes com chama ainda, pessoas ficavam a beira da avenida com copos de leite ou agua para servi-las, outras com agua para jogar na cabeca dessas mulheres, talves para refrescar, seus maridos seguiam ao seus lados com sacolas com madeira e iam colocando pra que o fogo nao apaga-se.
Andei os quase tres kilometros da avenida vendo essa cena de fe e esperanca, meu motorista dissse que sao devotas da Deusa das mulheres, nao entendi o nome, mas estou procurando, caminham quase 10 kilometros com esses potes de barro com carvao aceso nas maos, em gratidao fe e esperanca.
Uma "procisao" muito emocionante, linda de se ver a fe que essas mulheres tem.
A comunidade oferece leite, frutas, arroz, incenso e agua.
Infelizmente estava sem maquina para fotografar essa momento.
PS,: meu professor de ingles disse que o festival se chama Mahaveer Jayanti or Mahavir Jayanti ( le-se Maryamah), e somente gente muito pobre participa

Nenhum comentário: