segunda-feira, 24 de março de 2008

Madre Teresa de Calcuta

Poucas palavras e muita acao
Palavras de alguem que me mostra a India de um outro modo..............
por seus olhos, e palavras
ela encoraja,
ela vence,
ela conforta.
"A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a..
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a..."
"Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor."
"Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos."
"A pior calamidade para a humanidade não é a guerra ou o terremoto. É viver sem Deus. Quando Deus não existe, se admite tudo. Se a lei permite o aborto e a eutanásia, não nos surpreende que se promova a guerra!"
"Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz."
"Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos de AIDS, mas matar crianças inocentes não nos assusta. O aborto é pior do que a fome, pior do que a guerra"
"Um país que aceita o aborto não está a ensinar os seus cidadãos a amar, mas a usar a violência para obterem o que querem. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto."
"O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente, segundo os cientistas e pesquisadores, para todos; existe riqueza mais que de sobra para todos. É só uma questão de reparti-la bem, sem egoísmo. O aborto pode ser combatido mediante a adoção. Quem não quiser as crianças que vão nascer, que as dê a mim. Não rejeitarei uma só delas. Encontrarei uns pais para elas.
-Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos Aids, mas matar crianças inocentes não nos assusta".
"O amor, para ser verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita, é preciso dar até que isso nos machuque."
"Nunca compreenderemos o quanto um simples sorriso pode fazer."
"Como Jesus, pertencemos ao mundo inteiro, vivendo não para nós mesmos, mas para os outros. A alegria do Senhor é a nossa força".
"Buscando a face de Deus em todas as coisas, em todas as pessoas, em todos os lugares, durante todo o tempo, e vendo a Sua mão em cada acontecimento - isso é contemplação no coração do mundo".
"Amar, ser verdadeiro, deve custar - deve ser árduo - deve esvaziar-nos do ego."
......."Famintos de amor, Ele olha por vocês...........Sedentos de amabilidade, Ele pede por vocês......... Privado de lealdade, Ele espera em vocês........ Desabrigados de asilo em seu coração, Ele procura por vocês. ...........Você será esse alguém para Ele ?"
"Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estas famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nossos corações."
"Mas eu sinto que o maior destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança - um assassinato direto da criança inocente - assassinato pela própria mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo sua própria criança, como nós podemos dizer para outras pessoas que não matem uns aos outros?..."
MADRE TERESA DE CALCUTA
MADRE TERESA DE CALCUTÁ, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu,nasceu em 27 de Agosto de 1910, Skopje, Macedónia , veio a falecer em 5 de Setembro de 1997, Calcutá, Índia. Foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedónia e naturalizada indiana. Considerada a missionária do século XX, concretizou o projecto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia. Através da sua congregação "Missionárias da Caridade", partiu em direcção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se na recepção de numerosos prémios e distinções: em 1962 foi-lhe atribuído um prémio pela sua ação humanitária, o Prémio Padma Shri. Em 1971, a missionária recebeu das mãos do papa Paulo VI o Prémio da Paz João XXIII e, em 1976, a então primeiro ministro da Índia, Indira Ghandi, conferiu-lhe o grau de Doutor Honoris Causa. Em 1985, nos Estados Unidos, Ronald Reagan entregou-lhe pessoalmente a Medalha Presidencial da Liberdade. Todavia, a distinção que superaria todas as outras foi o Prémio Nobel da Paz de 1979.
Madre Teresa recebeu todas estas homenagens "em nome de todos os pobres do mundo" e utilizou o montante do seu Prémio Nobel para lhes construir casas. No dia 19 de Outubro de 2003, foi beatificada pelo Papa João Paulo II.
Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
"A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos:
'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida quotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração'.
Ato de caridade
Eu vos amo meu Deus, de todo meu coracao e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amavel, e antes quero perder tudo a vos ofender.
Por amor a vos, amo a meu proximo como a mim mesmo.
Deus onipotente e eterno, olhai para o coracao do vosso Filho muito amado, e para os louvores e as satisfacoes que ele, vos oferece em nome dos pecadores. E os quais os imploram a vossa misericordia, concedei benigno o perdao em nome do vosso filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina, um so Deus com o Espirito santo.
Amen.

Nenhum comentário: